Conheça os organizadores

Ana Lucia Pereira, Coordinator

​​Allison Alcasabas.jpgAdvogada e bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie. Pós Graduação em Arbitragem e Mediação e Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Ex-presidente e atual Secretária Geral do CONIMA.  




Ana Luiza Isoldi 

​​Allison Alcasabas.jpgAtualmente, é sócia da Algi Mediação, dedicando-se à consultoria e treinamentos em gestão de conflitos, com diferentes métodos, dentre os quais mediação, especialmente no âmbito cível e empresarial.

Foi sócia da área de família, onde ganhou experiência como consultora em governança familiar e gestão de conflitos para famílias empresárias, tema que explorou no mestrado e ainda atua na área.
Em 1995, iniciou como conciliadora judicial. Desde 2004, atua como mediadora privada e participa de conferências, palestras, congressos, cursos e treinamentos em negociação, mediação e gestão de conflitos.
Anteriormente, atuou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, como estagiária, escrevente e assistente jurídico, onde trabalhou com diferentes matérias, tais como, direito público, penal, cível, comercial, família, acidentes do trabalho e infância e juventude, desde sempre interessada em ter uma visão multidisciplinar e sistêmica.

  


Ana Maria Gonçalves 

​​Allison Alcasabas.jpgAna é advogada, ex-executiva de IT, coach de ADR e executiva. É a fundadora e presidente do ICFML, o primeiro Programa de Avaliação de Qualificação (“PAQ” ou “Qualifying Assessement Program – QAP” em inglês) para qualificar mediadores e advogados com a certificação do IMI nos países de língua portuguesa. Ana é licenciada pela UAL Lisboa e possui LLM (2008), é mediadora certificada pelo IMI e está presente em várias listas de mediadores internacionais. (CPR, Who's Who Legal ...). Ana é docente em várias Universidades do mundo, palestrante regular em conferências internacionais sobre os temas ADR, ODR e Mediação advocacia e consultor para a ERA (Academia Europeia de Direito). Ana fala inglês, francês e português. Ela trabalha com uma ampla gama de clientes internacionais, particularmente em disputas transfronteiriças, muitas vezes on-line. Ela é a presidente do Grupo de Trabalho Online Dispute Resolution do IMI que possui mais de 30 especialistas mundiais em ODR. Ana também trabalha dentro do mundo organizacional, oferecendo treinamento de gestão de colaboração e assistindo Executivos Sênior e Advogados em auto-desenvolvimento e no desenvolvimento de suas habilidades de gestão e negociação de conflitos. Ana tem 2 filhos, e depois de Portugal, França, Austrália e EUA, ela atualmente vive em Kuala Lumpur, na Malásia.


André Gomma de Azevedo

​​Allison Alcasabas.jpgJuiz de Direito (desde 2002). Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (2014‐2016). Professor Adjunto dos Programas de Inverno e Verão do Straus Institute for Dispute Resolution – Pepperdine University (desde 2014). Pesquisador Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2016‐2017). Submissions Editor (2016) e Technical Editor (2017) da Harvard Negotiation Law Review. Subcite Editor da Harvard Business Law Review (2016). Pesquisador Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB) (desde 1998). Doutorando em Direito (UnB). Mestre em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque – EUA. Membro do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça desde 2006.  Instrutor de técnicas autocompositivas da Escola Nacional da Magistratura (ENM/AMB) (2010-2015), da Escola Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM) (2006-2012) e do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (2006-2016). Foi mediador no Instituto de Mediação e Resolução de Conflitos (IMCR) (1997) e no Juizados de Pequenas Causas no Harlem, ambos em Nova Iorque – EUA (1998). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Resolução Apropriada de Disputas (desde 1998). 



Carlos Suplicy de Figueiredo Forbes

​​Allison Alcasabas.jpgCarlos S. Forbes é atualmente o Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canada (CAM-CCBC), a mais tradicional e reconhecida instituição arbitral do Brasil. Ao longo dos últimos dois anos ele investiu seus esforços em desenvolver as melhores práticas e internacionalização do CAM-CCBC.

Dr. Forbes atua como árbitro e advogado em arbitragens envolvendo questões societárias, contratos, comercial e regulatório. Ele é sócio senior do Contencioso Cível e Arbitragem do Mundie Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1988), Pós Graduação em Direito Processual Civil (1991) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ele é membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (Secções: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) e de diversas organizações incluindo o Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr (ex- Vice-Presidente e atual membro do Conselho Executivo), Movimento de Defesa da Advocacia (ex- Presidente e atual membro do Conselho), International Council for Commercial Arbitration – ICCA, the International Bar Association – IBA e a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.



Fernanda Levy 

​​Allison Alcasabas.jpgFernanda Levy é Doutora  em Direito das Relações Sociais pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de  Mediação e Consultoria em gestão de conflitos, Levy é mediadora  certificada por ADR Group (Londres) e pelo International Mediation Institute (IMI) e certificada para atuar como membro em Dispute Board pela Dispute Resolution Board Foundation.  Advogada colaborativa com mais de trinta anos de experiência em gestão de conflitos. Levy leciona Direito Civil, Mediação e Arbitragem em várias instituições de ensino e universidades, com destaque para o curso de pós-graduação da PUC/SP e é autora de livros e artigos sobre o tema. Atualmente é Vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem- (CONIMA), Conselheira da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, integra o Comitê de Mediação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp e o Comitê de docência do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. 



Flávia Bittar Neves

​​Allison Alcasabas.jpgAdvogada, Sócia de Grebler Advogados. Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Especialização em Direito Arbitral, Internacional e Comercial Internacional pela Universitá degli Studi di Milano, Itália. Pós graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem e da Comissão de Direito da Construção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais. Associada ao Instituto Brasileiro de Direito da Construção. Integrante da lista de árbitros de diversas instituições arbitrais brasileiras.




Leandro Rigueira Rennó Lima

​​Allison Alcasabas.jpgé Professor de Direito Empresarial e de Estágio Supervisionado em Mediação da PUC Minas desde 2001; Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito de Empresa e de Mediação de Conflitos do IEC/PUC Minas; Doutor em Direito pela Université de Versailles (França) em 2010; Mestre em Direito pela PUC Minas em 2002; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos em 1997. Além disso, ele também tem experiência atuando como árbitro e mediador de conflitos, advogado e consultor independente com experiência em Direito Empresarial, Arbitragem e Mediação. Ele está cadastrado como Mediador Judicial junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e está listado como Mediador Certificado Avançado pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Institucionalmente, ele está envolvido em diversas atividades ligadas à mediação e à arbitragem, merecendo destaque sua atuação como Vice-Presidente de Mediação da Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB); Membro de listas de árbitros e de mediadores de câmaras privadas; Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr); Responsável pelas reuniões do Grupo de Estudos em Mediação Privada do CBAr (GEMEP) em Minas Gerais; Ex-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG; Ex-Diretor de Arbitragem do CONIMA; Coordenador do Núcleo de Estudos Empresariais (NEE) da PUC Minas; e Coordenador Geral do Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial.




Mariana Freitas De Souza

​​Allison Alcasabas.jpgAdvogada e Mediadora. Formada em Direito pela UERJ e Mestre em Direito (LL.M) pela Tulane University, com especialização em ADRs. Sócia de PBVS Advogados.  Diretora de Mediação do CBMA. Professora de negociação, mediação e arbitragem da Universidade Candido Mendes, da EMERJ, da ESA e de cursos de pós-graduação. Coordenadora do Curso de Formação e Capacitação em Mediação Empresarial do CBMA. Conselheira da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação de Conflitos, da Comissão de Arbitragem e da Comissão OAB Mulher da OAB/RJ. Membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem do IAB. Diretora do ICFML. Autora de artigos na área de ADRs. Mediadora Certificada ICFML. JAMS Weinstein International Fellow.




Paula Renata Costa

​​Allison Alcasabas.jpgBacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2015. Advogada atuante na área de contencioso cível e arbitragem. Atualmente é Assessora da Secretaria Geral do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e membro da Coordenação do Grupo de Estudos em Arbitragem da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou da 21ª edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot e da V edição da Competição Brasileira de Arbitragem – "Petrônio Muniz". 




Ricardo Aprigliano 

​​Allison Alcasabas.jpgMestre Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), 2001 e 2010.

Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Florença, Itália, 1999.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Atua como árbitro em processos administrados pela AMCHAM, CCI, CCBC e FIESP-CIESP. Integrante da lista de árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação FIESP-CIESP.






GPC